Como aplicar?

Aplicação em paredes ou outras superfícies planas


Cada decoração tem um folheto de instruções próprio que seguirá com a encomenda. Nele contém todas as indicações e o passo-a-passo ilustrado para que seja bem sucedido na aplicação. No entanto, se tem dúvidas acerca dos seus dotes de aplicador, damos-lhe aqui uma visão geral de como é fácil aplicar as decorações da Prodecor.


Material necessário:

- Tesoura (se pretender fazer adaptações ao seu gosto)

- Fita métrica (para medições na superfície)

- Fita-cola papel (caso queira visualizar a decoração antes de a aplicar)

- Régua, pano ou espátula (incluída em alguns modelos)

- Acessórios (incluídos em algumas decorações, p. ex. cabides)


Limpeza e teste da superfície:

Verifique se a superfície onde irá aplicar a decoração está isenta de rugosidade, sujidade, humidade, pó, tinta estalada ou empolada, etc. Se necessário deverá lavar a superfície com detergente neutro e deixá-la secar durante 24h a 48h. Se se tratar de uma parede pintada recentemente, deverá aguardar cerca de 2-3 semanas até que a mesma seque completamente antes de proceder à aplicação da sua decoração.

Irá notar na sua encomenda, um pequeno autocolante de teste que não só servirá para praticar a aplicação e perceber a dinâmica do processo, como irá servir para testar a superfície onde pretende aplicar a decoração. Deverá aplicar este teste antes da aplicação definitiva da sua decoração e deverá aguardar no mínimo 24h para assegurar que a decoração adere correctamente. Se existir incompatibilidade, as pontas do teste começarão a levantar e, deverá proceder à aplicação noutra superfície alternativa.


Aplicação de decorações com película de transporte:

1) Depois do teste feito, certifique-se que a superfície continua limpa e seca.

2) Desenrole a decoração e pressione com uma régua, pano ou espátula (como se estive a raspar gentilmente) todo o desenho para que este se fixe à película transparente. Por vezes, no transporte em rolo, esta película tem tendência a separar-se do desenho visto que contém uma cola muito fraca. Esta película serve somente para fixar sem colar o desenho para que este possa ser aplicado numa só vez na superfície. Irá encontrar esta película em decorações com grandes detalhes, textos e em desenhos com vários elementos interligados.

3) Idealize como quer ver a sua decoração aplicada e proceda a recortes com a tesoura se necessários ou se idealizou uma pequena adaptação ao seu gosto. Deverá igualmente tirar medidas e fazer marcações a lápis na superfície, caso pretenda a decoração num local específico ou numa determinada posição. Pode igualmente, e sem descolar o desenho do papel, aplicar pedaços de fita-papel nas pontas e fixar à parede até encontrar a localização ou posição desejada.

4) Remova o desenho do liner (papel que protege a zona autocolante da decoração) puxando a película transparente (película de transporte) paralelamente à superfície num processo lento e cuidadoso. Se notar que algum elemento do desenho está agarrado ao liner, deve voltar atrás e pressioná-lo com a régua, unha ou com um pano para que este adira à película de transporte. No final, ficará com o desenho integralmente colado à película e o papel de silicone vazio. Este já não tem qualquer utilidade e pode deitá-lo fora (ecoponto azul).

5) Agarrando nas pontas da película de transporte, posicione a decoração sem tocar na superfície até encontrar a posição idealizada. Cole então uma das pontas e vá pressionando com a régua, pano ou espátula a decoração contra a superfície, sempre num movimento cruzado, lento e cuidadoso.

6) Terminada a aplicação, pressione novamente todo o desenho contra a superfície para assegurar a aderência.

7) Remova a película de transporte começando numa das pontas e sempre paralelamente à superfície de forma lenta e cuidadosa. No final deste processo, ficará com a película de transporte vazia. Esta deixa de ter utilidade e pode deitá-la fora (ecoponto amarelo). Se a decoração contiver mais elementos, siga os mesmos passos até aqui para os aplicar.

8) Colados todos os elementos, pressione novamente toda a decoração com um pano tendo especial cuidado nas pontas. Aplicação terminada!



Aplicação de decorações sem película de transporte:

Algumas decorações são preparadas sem película de transporte. Por um lado, a aplicação torna-se muito mais fácil e rápida de aplicar. Por outro, requer maior cuidado no manuseamento da decoração visto que a zona autocolante está mais exposta. Em elementos de maiores dimensões, recomendamos sempre o auxílio de um ajudante.

O processo é muito simples, basta remover o vinil do liner e aplicar na superfície começando sempre por uma das pontas e ir pressionando o desenho até à ponta oposta, sempre em movimentos cruzados num processo lento e cuidadoso. Verifique a imagem abaixo para conhecer a melhor técnica para remover o vinil do liner sem deixar dobras ou vincos.




Aplicação em superfícies metálicas (p.ex. viaturas), espelhos ou vidros

A aplicação de decorações neste tipo de superfícies é muito propensa a criar bolhas de ar ou vincos devido à falta de porosidade. Em aplicações de desenhos de pequenas dimensões pode recorrer ao método indicado acima, mas em autocolantes maiores, o grau de dificuldade aumenta e assim, ensinamos-lhe abaixo um método eficaz para que consiga resultados perfeitos.


Decorações com película de transporte:

1) Siga os pontos 1, 2 e 3 indicados acima.

2) Borrife a superfície com água (a suficiente para cobrir a zona onde vai ser aplicada a decoração).

3) Siga os restantes pontos 4, 5 e 6 indicados acima.

4) Com um pano seco, seque a decoração e a superfície para remover a água em excesso. Pode ter que repetir várias vezes este processo. Pode ir testando levantando ligeiramente a película de transporte e ir confirmando se o desenho se mantém agarrado à superfície. Caso contrário, poderá ter que deixar secar por umas horas até seguir para o próximo passo ou em alternativa utilizar um vulgar secador de cabelo e, mantendo uma distância razoável para evitar derreter o vinil, secar uns instantes e proceder a um novo teste. Não se assuste caso a película de transporte encaracole ou fique esbranquiçada. É normal a água e o calor alterarem os componentes deste material.

5) Inicie a remoção da película seguindo o ponto 7 indicado acima.

6) Siga o ponto 8 indicado acima.


Decorações sem película de transporte:
O processo é o mesmo para decorações que não contenham película de transporte. Basta borrifar a superfície com água e seguir o passo-a-passo deste método de aplicação.



Aplicação de Cabides de Parede

Siga os passos acima indicados em "Aplicação em paredes ou outras superfícies planas" e, de acordo com a decoração que recebeu, o passo-a-passo para decorações com ou sem película de transporte.

Com a aplicação da decoração finalizada, marque com a ajuda de um lápis os pontos onde gostaria de ver os cabides. Tenha em atenção a funcionalidade e praticidade no dia-a-dia e evite colocá-los muito juntos.

Com um berbequim faça a furação nos pontos que marcou. Coloque as buchas e os cabides rodando-os até ao limite. Decoração pronta!



Aplicação de Relógios de Parede

Siga os passos acima indicados em "Aplicação em paredes ou outras superfícies planas" e o passo-a-passo para decorações com película de transporte.

Com a aplicação da decoração finalizada, marque com a ajuda de um lápis o topo do mecanismo do relógio.

Meça a distância entre o topo e o aplique do relógio e acrescente à marcação na superfície. Coloque o prego sobre esta marca.

Instale os ponteiros (que seguem sempre desmontados devido ao transporte) na seguinte ordem: horas, minutos e segundos. Coloque uma pilha AA (não incluída), pendure o mecanismo e acerte as horas. Relógio de parede pronto!



Aplicação de Decorações com Cristais

Siga os passos acima indicados em "Aplicação em paredes ou outras superfícies planas" e, de acordo com a decoração que recebeu, o passo-a-passo para decorações com ou sem película de transporte.

Finalizada a decoração, aplique os pequenos cristais, removendo-os do plástico e colando-os nos pontos pretendidos.



Aplicação de Réguas de Crescimento

As réguas de crescimento são todas fornecidas com película de transporte devido aos detalhes que contêm.

O princípio da aplicação é o mesmo das "Aplicações em paredes ou outras superfícies planas", pelo que deverá reger-se por estas instruções, não esquecendo de descontar a distância entre o chão e a decoração que difere de modelo para modelo. Nem todas as réguas começam com 0cm.