O que é vinil autocolante?

Para conhecermos melhor o que é o vinil autocolante, começamos pela sua estrutura:

O vinil é composto por polímeros de PVC (Policloreto de Vinilo) que é, resumidamente, uma base de plástico e, por natureza, um material rígido. São então adicionados flexibilizadores, estabilizadores de calor, protectores de UV, pigmentos de cor até se obter um material flexível, altamente resistente e durável.

É então preparada uma espécie de "sandwich", que contém várias camadas:

1) liner - película de silicone que protege a zona autocolante do vinil. É no fundo um desmoldante que permite remover o vinil facilmente;

2) autocolante - zona inferior do vinil. Contém uma cola sensível à pressão;

3) vinil - onde é trabalhada a imagem;

4) transfer - película transparente utilizada em alguns trabalhos recortados que serve como transporte dos mesmos do liner para a superfície a aplicar.


Divide-se em 2 categorias, o Cast (vinil mais fino, para todas as superfícies) e o Calandrado (vinil mais espesso, para superfícies planas ou com curvas simples). Estes poderão recortados a uma cor ou impressos.

Na Prodecor utilizamos vinil recortado a uma única cor ou com sobreposições de várias cores mantendo assim as cores de fábrica e a sua alta durabilidade. Utilizamos uma espessura que varia entre os 75 e os 80 microns para resultados mais naturais semelhantes a pinturas na superfície. O leque de cores é vasto, mas optámos por uma selecção que gostamos de chamar de "selecção de cores Prodecor". Portanto, se não encontrar a cor que pretende, contacte-nos para lhe enviarmos um catálogo completo de cores.


Não confunda vinil autocolante com papel...

O papel autocolante é mais comum e mais barato. No entanto, por ser papel tem menos resistência e durabilidade. A aplicação resulta por vezes em rasgões e em contacto com humidade tem tendência a enrugar. A remoção pode tornar-se uma verdadeira dor de cabeça com os resíduos de cola e papel deixados na superfície.

Já o vinil autocolante é extremamente resistente. Não rasga, não enruga e é lavável com produtos neutros. Se bem aplicado, sem estar exposto a raios solares directos, humidade, calor e pó, tem uma durabilidade de 3/4 anos em exterior e de 5/6 em interior.


Veja como se aplica o vinil autocolante aqui.